• Inconal - Administradora de Condomínios em Curitiba — Mais de 30 anos de experiência.
Whatsapp: (41) 9 9900-3111 — Telefone: (41) 3223-8551

Assembleia virtual nos condomínios

ASSEMBLEIA VIRTUAL EM CONDOMINIO EM CURITIBA ADMINISTRADORA CONDOMINIOS

A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças na rotina e nos comportamentos das pessoas em todo o mundo. Algumas mudanças serão passageiras e vão embora assim que a pandemia acabar, porém, alguns hábitos vão permanecer conosco.

Um desses hábitos são as reuniões on-line. Com a chegada do vírus, surgiram diversas plataformas gratuitas que são muito práticas para realizar reuniões e aulas via web.

Diversos condomínios começaram a adotar as chamadas on-line para realizar assembleias, evitando a aglomeração e contato entre os moradores. Além disso, notou-se que as assembleias on-line facilitaram a participação dos moradores dos condomínios.

Possivelmente, em muitos condomínios as assembléias online se tornarão permanentes, devido a maior colaboração e opinião dos moradores presentes na reunião.

Conheça a seguir, mais sobre como funcionam as assembleias e quais as mudanças que o sistema remoto traz para os gestores, síndicos e moradores do condomínio.

O que é uma assembleia de condomínio?

Uma assembleia de condomínio trata-se de uma reunião realizada com todos os moradores do condomínio, além do síndico, para discutir assuntos importantes relativos ao próprio espaço.

As assembleias são previstas no Código Civil, a participação do condômino e seu voto sobre os temas discutidos são um direito incluso neste código, desde que este esteja em dia com o pagamento das taxas do condomínio.

Principais assuntos debatidos nas assembleias de condomínio:

  • Orçamentos disponíveis;
  • Eleição de síndico;
  • Destituição de síndico;
  • Obras;
  • Alterações no regime.

Assembleia virtual x assembleia presencial

A principal e única diferença entre os dois modelos de assembleia é meramente o ambiente em que é realizada.

Na assembleia virtual, são utilizadas plataformas online para a reunião e os moradores não precisam sair de suas casas para comparecer. A principal plataforma utilizada para reunião de assembleias virtuais é o Meet, do Google, devido à sua facilidade e rapidez para criação de uma reunião on-line.

Já na assembleia presencial, é escolhido um lugar, normalmente a sala de reunião do condomínio, e todos devem se dirigir até lá para que a reunião aconteça.

Quais as vantagens da assembleia virtual?

São várias as vantagens de se optar pela assembleia virtual, as principais são:

  1. Mais engajamento: enquanto nas assembleias presenciais a participação dos moradores era em torno de 40%, na virtual esse índice subiu para 80%;
  2. Menos conflito: com as plataformas de votação online, há menos conflitos na hora de cada um expor sua opinião e seu voto;
  3. Maior praticidade: uma assembleia pode ser difícil de realizar uma vez que nem todos os condôminos estão presentes, no entanto, é muito mais fácil reunir os condôminos on-line.

Como fazer uma assembleia virtual no meu condomínio?

O primeiro passo é ter um assunto pertinente a ser discutido, algo que atraia a participação dos moradores. É preciso planejar essa reunião com antecedência e comunicar todos os condôminos.

Também é importante atualizar o regimento interno para que as assembleias virtuais sejam devidamente aceitas. O regimento interno deve descrever como funcionarão as assembleias virtuais, plataforma utilizada para tal finalidade, como será feito os registros e as regras gerais das reuniões.

Após a atualização do regimento interno e definição dos temas que serão abordados na assembleia, é hora de  encontrar uma boa plataforma para realizar a reunião online. Hoje em dia existem várias plataformas conhecidas, a pandemia trouxe o conhecimento de importantes nomes e ainda são gratuitos, com o Google Meet.

Para evitar confusões, todos devem ser avisados da reunião, geralmente isso é feito via e-mail e o link enviado via Whatsapp no grupo do condomínio. A pauta também deve estar bem definida e alguém deve mediar para que o assunto não saia do controle.

Após a reunião iniciar, é preciso se atentar a alguns detalhes para manter a ordem, como por exemplo, pedir a todos que desliguem seus microfones para evitar ruídos que tire a atenção dos participantes.

É importante avisar aos participantes sobre mecanismos como “levantar a mão”, para que um participante não interrompa o outro, ou que várias pessoas comecem a falar ao mesmo tempo.

Como é feito o registro de assembleia virtual?

Embora a maioria das plataformas permita a gravação da assembleia, ainda é preciso realizar uma ata. Para coletar as assinaturas, o processo pode ser feito online através de ferramentas como o Google Forms, ou mesmo ou fisicamente, em algum momento oportuno.

Todas as burocracias podem ficar muito simples com a contratação de uma administradora de condomínios.

A INCONAL é uma empresa administradora de condomínios em Curitiba que proporciona aos gestores e síndicos mais tranquilidade em suas tarefas.

A administradora fica responsável por realizar serviços mais complexos e deixar que o gestor e o síndico foquem em atividades mais essenciais que exigem a sua participação.

Como contratar uma administradora de condomínios?

Se você deseja facilitar a rotina do seu condomínio, tanto nas assembleias quanto nas demais atividades, a INCONAL está disponível para lhe atender. Com mais de 30 anos de experiência, a INCONAL trabalha lado a lado com o síndico, auxiliando na tomada de decisões e trazendo orientações que irão facilitar muito o dia a dia no condomínio.

Para maiores informações, entre em contato conosco.

Digite sua pesquisa.
Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda?
Clique no botão abaixo para falar com a Inconal via Whatsapp